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Crítica

Empress Of

: "For Your Consideration"

Ano: 2024

Selo: Major Arcana

Gênero: Pop

Para quem gosta de: Caroline Polachek e Tei Shi

Ouça: Kiss Me, Femenine e What's Love

8.2
8.2

Empress Of: “For Your Consideration”

Ano: 2024

Selo: Major Arcana

Gênero: Pop

Para quem gosta de: Caroline Polachek e Tei Shi

Ouça: Kiss Me, Femenine e What's Love

/ Por: Cleber Facchi 02/04/2024

Lorely Rodriguez parece, pela primeira vez em mais de uma década de carreira como Empress Of, ter se encontrado criativamente. Em For Your Consideration (2024, Major Arcana), quarto e mais recente álbum de estúdio, a cantora e compositora norte-americana combina elementos dos três trabalhos apresentados anteriormente, Me (2015), Us (2018) e I’m Your Empress Of (2020), porém, utilizando de um fino toque de transformação e intensa relação com a música pop que aos poucos leva o material para outras direções.

Parte desse resultado vem da escolha da artista em romper laços com as antigas gravadoras para seguir de maneira independente, tendo total controle criativo sobre o registro. O efeito direto desse processo está na entrega de um trabalho que destaca a herança latina de Rodriguez, conceito que vem sendo incorporado desde o lançamento de Us, passa pelo refinamento técnico que marca o repertório de Me e cresce no uso de formatações dançantes que apontam diretamente para o material apresentado em I’m Your Empress Of.

Muito embora esse direcionamento resulte em pequenas repetições estruturais e uma série de elementos anteriormente testados pela artista, vide a forte similaridade com o repertório do EP Save Me (2022), For Your Consideration captura a atenção e encanta o ouvinte pela abordagem reducionista de Rodriguez. É como se a cantora deixasse para trás todo e qualquer excesso, estabelecendo no uso sempre esquelético das batidas, bases econômicas e vozes em primeiro plano o estímulo para parte expressiva das canções.

Já conhecida do público, Femenine funciona como uma boa representação desse resultado. Enquanto os versos tratam sobre questões de gênero e libertação sexual, conceitos que reverberam durante toda a execução do trabalho, batidas cuidadosamente encaixadas convidam o ouvinte a dançar. São inserções meticulosas, proposta que aponta para a produção eletrônica da década de 1990, porém, preservando a relação com o pop e a música latina, tratamento reforçado em canções como Preciosa e a deliciosa Sucia.

Tamanho esmero no processo de construção do trabalho resulta na apresentação de uma obra marcada pela forte homogeneidade. É como se cada composição servisse de passagem para a música seguinte, sensação reforçada pelo uso de cacos de vozes espalhados por Rodriguez ao longo do material. Claro que isso não impede o aparecimento de pequenas e sempre bem-vindas rupturas estruturais, vide o encontro com Rina Sawayama, em Kiss Me, faixa que leva o disco para outras direções e estreita laços com o pop.

E a artista nipo-britânica não é a única a fazer sua participação em For Your Consideration. Além dela, o trio MUNA contribui em What’s Love, música que pontua o registro com excelência. Rodriguez aproveita ainda para colaborar com outros parceiros criativos, como a dupla Valley Girl e o produtor canadense Billboard, conhecido pelo trabalho com Robyn em Body Talk (2010). São atravessamentos e encontros pontuais, mas que em nenhum momento diminuem o domínio de Empress Of sobre a própria criação.

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Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.

Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.