Image
Crítica

MJ Lenderman

: "Boat Songs"

Ano: 2022

Selo: Dear Life

Gênero: Rock

Para quem gosta de: Andy Shauf e Pavement

Ouça: Tastes Just Like It Costs e Hangover Game

8.5
8.5

MJ Lenderman: “Boat Songs”

Ano: 2022

Selo: Dear Life

Gênero: Rock

Para quem gosta de: Andy Shauf e Pavement

Ouça: Tastes Just Like It Costs e Hangover Game

/ Por: Cleber Facchi 20/05/2022

Cantor e compositor original de Asheville, na Carolina do Norte, MJ Lenderman passou os últimos anos atuando como integrante do Wedensday, grupo comandado por Karly Hartzman e um dos nomes mais promissores da cena norte-americana. Entretanto, é nas horas vagas e nas criações em carreira solo que o guitarrista realmente diz a que veio. Do autointitulado registro de estreia, passando pelo ainda recente Ghost of Your Guitar Solo (2021), sobram momentos em que o músico brinca com as possibilidades em estúdio, direcionamento que ganha ainda mais destaque com as canções de Boat Songs (2022, Dear Life).

Terceiro e mais recente trabalho de estúdio do músico estadunidense, o registro de dez faixas concentra o que há de melhor e mais característico no som produzido por Lenderman. Estão lá as guitarras sempre carregadas de efeitos, a poesia alucinante que faz lembrar de nomes como Stephen Malkmus e o fino toque de descompromisso que tinge com incerteza a experiência do ouvinte durante toda a execução do material. Canções que vão do cancioneiro norte-americano ao rock de garagem, como um produto das influências e temas que tem sido incorporados pelo artista desde as primeiras criações em carreira solo.

E isso fica bem representado logo na introdutória Hangover Game. Enquanto os versos brincam com uma suposta bebedeira de Michael Jordan durante uma importante partida em 1997 (“Ele parecia tão doente / Foi a todos os noticiários … Sim, eu amo beber também“), camadas de guitarras encolhem e crescem a todo instante, sempre acompanhadas pelo encaixe certeiro das batidas. São composições que partem de pensamentos aleatórios do artista, porém, encorpadas pela construção dos arranjos e estruturas que confessam algumas das principais referências criativas de Lenderman, como Songs: Ohia e Dinosaur Jr.

É como um delirante ponto de convergência que vai da construção dos versos ao tratamento dado aos arranjos. Composições que se projetam em meio a atravessamentos rítmicos, diferentes temáticas e propostas criativas, estrutura que faz de cada mínimo fragmento um objeto curioso, a ser desvendado pelo ouvinte. Exemplo disso fica bastante evidente na abordagem contrastante entre a confessional TLC Cage Match e Toontown. Pouco mais de sete minutos em que Lenderman vai de uma balada acústica para um ambiente totalmente ruidoso, conceito reforçado com a chegada da canção seguinte, a barulhenta SUV.

Essa mesma força no processo de criação acaba se refletindo durante toda a execução do trabalho. Assim como em Ghost of Your Guitar Solo, Lenderman se concentra na produção de um repertório marcado pela potência dos elementos. São canções que parecem pensadas para capturar a atenção do ouvinte logo em uma primeira audição. Nada que impossibilite a construção de faixas deliciosamente extensas e lentas, sempre marcadas pela sobreposição dos elementos. A própria sequência de fechamento do disco, formada por You Are Every Girl to Me, Tastes Just Like It Costs e a derradeira Six Flags, com mais de seis minutos de duração, parece contribuir para esse resultado, ampliando consideravelmente os limites do registro.

O resultado desse processo está na entrega de uma obra essencialmente torta e atrativa, como uma soma de tudo aquilo que o músico tem produzido no curto período de atuação em carreira solo. Da construção dos versos ao tratamento dado aos arranjos, todos os elementos se revelam de forma sempre imprevisível, evidenciando o esforço do músico em provar de novas possibilidades em estúdio, mesmo que muitas delas pareçam recicladas de outros artistas. Composições que alternam entre momentos de maior melancolia, delírios lisérgicos, excessos e inquietações, como um convite a se perder na mente do próprio Lenderman.

Ouça também:

Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.

Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.