Ano: 2024
Selo: International Anthem
Gênero: Jazz
Para quem gosta de: Tortoise e Total Blue
Ouça: Three Over Steal e Feed The Birds
Ano: 2024
Selo: International Anthem
Gênero: Jazz
Para quem gosta de: Tortoise e Total Blue
Ouça: Three Over Steal e Feed The Birds
Durante duas noites no ETA, importante espaço de experimentação para o jazz na cidade de Los Angeles, os músicos Anna Butterss (baixo), Jeremiah Chiu (sintetizador), Josh Johnson (saxofone), Booker Stardrum (percussão) e Gregory Uhlmann (guitarras) se juntaram para uma série de improvisos. O resultado desse processo está na entrega de Small Medium Large (2024, International Anthem), registro que parte de uma abordagem minimalista para evidenciar o colorido catálogo de ideias que orienta as composições do SML.
Conceitualmente próximo daquilo que o Tortoise tem incorporado desde o amadurecimento artístico em TNT (1998), o registro posteriormente produzido e finalizado por Chiu parece não se limitar a um gênero em específico. Como indicado logo na introdutória Rubber Tree Dance, são experimentações sutis que atravessam a produção eletrônica, flertam com o afrobeat e estabelecem no permanente cruzamento de informações o estímulo para o repertório que segue de maneira volátil até a chegada de Dolphin Language.
Em geral, são composições que se resolvem em um curto intervalo de tempo, como se o grupo seguisse o caminho oposto a outros registros de improviso, historicamente marcados pela imersão em longos atos instrumentais. A própria homenagem a Herbie Hancock, em Herbie for Commercials, funciona como um bom exemplo disso. Pouco mais de um minutos em que camadas de sintetizadores, sopros e a percussão eletrônica de Stardrum se entrelaçam de forma a jogar o ouvinte de um canto a outro da curiosa canção.
Ainda assim, sobrevive nos momentos em que o grupo amplia os limites das próprias canções e investe na produção de faixas um pouco mais extensas a passagem para alguns dos melhores momentos do trabalho. É o caso de Three Over Steel, composição que combina o experimentalismo do Radiohead durante a fase Amnesic (2001) com o groove do Parliament-Funkadelic. A própria Industry, com percussão ritualística que evoca Fela Kuti, é outra que chama a atenção pela forma como o quinteto expande seus horizontes.
Nada que prepare o ouvinte para o que se revela em Feed The Birds. Faixa mais extensa do disco, a canção de seis minutos ganha forma em uma medida própria de tempo, sem pressa, destacando cada instrumento em uma abordagem que beira o transcendental. É como se toda a articulação do grupo ao longo do álbum se encaminhasse para esse ponto, culminando em um momento de forte interação entre os cinco músicos.
Maior a cada nova audição, Small Medium Large, parte de um direcionamento aparentemente minimalista, mas que acaba revelando diferentes tonalidades, ritmos e detalhes a medida que nos familiarizamos com a proposta da banda. Ainda que algumas das composições que integram o disco pareçam meros esboços, como Chasing Brain, o resultado final surpreende, evidenciando o capricho de cada integrante da banda.
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Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.
Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.