Disco: “The Girl with the Dragon Tattoo”, Trent Reznor & Atticus Ross

/ Por: Cleber Facchi 17/12/2011

Trent Reznor & Atticus Ross
Dark Ambient/Post-Industrial/Soundtrack
http://www.dragontattoo.com/site/

Por: Cleber Facchi

É muito provável que diversos seguidores do Nine Inch Nails encontrassem no fim das atividades da banda em 2009 um encerramento natural de quaisquer outros projetos relacionados ao trabalho de Trent Reznor, grande cabeça por trás da banda e responsável por todos os rumos do projeto em mais de 20 anos de carreira. Quem se deixou guiar pro essa lógica claramente inexata acabou excluindo as trilhas-sonoras produzidas pelo músico, sejam elas relacionadas a jogos de videogame ou películas cinematográficas, mecanismos que funcionavam (e ainda funcionam) como uma criativa válvula de escape para a obra de Reznor.

Depois de alcançar a consagração e ser reconhecido mundialmente por conta da trilha sonora promovida ao lado do compositor Atticus Ross para o filme A Rede Social – que rendeu a dupla o Oscar de melhor trilha sonora de 2011 -, é hora do duo se reencontrar para a produção de mais uma nova e também surpreendente soundtrack. Mais uma vez trabalhando ao lado do cineasta David Fincher, a dupla se concentra no desenvolvimento de um som ruidoso, obscuro e em diversos momentos marcado pela experimentação, garantindo as bases instrumentais para que as imagens de The Girl with the Dragon Tattoo (no Brasil, Millennium – Os Homens que não Amavam as Mulheres) possam se desenvolver.

Mesmo partidário das mesmas referências musicais abordadas na anterior parceria da dupla, o recente trabalho enverga para um som muito mais sombrio e atmosférico, talvez uma resposta necessária ao tema do filme, que concentra na busca por uma jovem desaparecida todo o sistema de movimento do trabalho. Dessa forma, Atticus e principalmente Reznor abrem um amplo leque de possibilidades musicais, concentrando na linearidade sombria o mecanismo que garante sustentação aos sons do trabalho, não apenas um registro voltado à trilha sonora da película, mas um álbum que se estende para além dessa dimensão.

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Aos que descobriram na anterior parceria da dupla um início para desbravar o trabalho de ambos, provavelmente encontrarão no presente projeto uma continuação ainda melhor, ampla e hipnótica do que fora testado em A Rede Social. Já aos que conhecem a obra de Reznor com profundidade devem ter no recente disco uma espécie de novo mergulho quase nostálgico na obra do NIN, principalmente nos quatro trabalhos que compreendem o climático Ghosts, de 2008 – álbum instrumental dividido em quatro partes e distribuído inicialmente em formato digital.

De fato, muito do que norteia o presente registro dos dois compositores parece vir diretamente do dark ambient projetado ao longo do enorme trabalho proposto há três anos. Na ocasião, além dos experimentos atmosféricos de Reznor, Atticus surgia com destaque ao lado do então líder do Nine Inch Nails, colaborando em diversas composições e estabelecendo uma prévia não planejada do que viriam a desenvolver futuramente. Todas as experiências ressaltadas em 2008 parecem se intensificar agora, com ambos orientando suas mentes em um mesmo sentido, algo que se revela desde a canção de abertura Immigrant Song, e segue até o encerramento com a suave Is Your Love Strong Enough?.

Obviamente extenso – são 39 músicas em mais de duas horas de duração -, o álbum parece não seguir a coerência normal de outras trilhas sonoras, evitando o surgimento de faixas muito curtas e se apoiando inteiramente no desenvolvimento de extensas composições. Assim, além da trilha prevista para o filme, é possível observar o surgimento de pequenas novas tramas, como se a obra de Reznor e Atticus gerasse material suficiente para toda uma nova filmografia, fazendo com que o trabalho, mesmo imenso se renove constantemente e mantenha o espectador preso a ele até o fim do registro ou dos créditos.

The Girl with the Dragon Tattoo (2011, The Null Corporation/Mute)

 

Nota: 8.0
Para quem gosta de: Nine Inch Nails, How To Destroy Angels e Atticus Ross
Ouça: Immigrant Song e Under The Midnight Sun

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Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.

Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.