Image
Crítica

AraabMuzik

: "Electronic Dream 2"

Ano: 2025

Selo: Genre Defying Entertainment

Gênero: Eletrônica

Para quem gosta de: Clams Casino e Evian Christ

Ouça: Deep Side, Perfect Silence e Til You Drop

6.8
6.8

AraabMuzik: “Electronic Dream 2”

Ano: 2025

Selo: Genre Defying Entertainment

Gênero: Eletrônica

Para quem gosta de: Clams Casino e Evian Christ

Ouça: Deep Side, Perfect Silence e Til You Drop

/ Por: Cleber Facchi 16/09/2025

Quando se é responsável por uma obra tão característica de um período quanto Electronic Dream (2011) e o intervalo de tempo até a chegada do aguardado sucessor se estende durante 14 anos, fugir da expectativa criada está longe de parecer uma tarefa simples. E Abraham Orellana parece entender isso. No álbum que marca o retorno do artista como AraabMuzik, o produtor pouco avança, mas jamais chega a desagradar.

Como indicado logo nos minutos iniciais da obra, em Someone Like You, Electronic Dream 2 traz de volta o que há de mais característico no som do produtor que veio a colaborar com nomes como Cardi B, Azealia Banks e A$AP Rocky. São fragmentos de vozes parcialmente submersas, camadas de sintetizadores, bases atmosféricas e as habituais batidas geradas pelo movimento sempre cirúrgico de Orellana em uma MPC.

A própria escolha de Run Off como uma das músicas escolhida para anunciar o lançamento do disco, em julho, parecia indicar a trilha confortável explorada pelo artista em Electronic Dream 2. É como se Orellana seguisse exatamente de onde parou no início da década passada, quando produtores como Clams Casino e ele concederam ao rap um acabamento totalmente etéreo, rompendo com a precisão que orientava o estilo.

Embora imerso em um universo criativo bastante específico, Orellana cria algumas soluções interessantes ao longo do trabalho. Em Deep Side, por exemplo, é o sample de Supersoaker, de Eartheater, composição que cresce nas batidas fragmentadas do produtor. O mesmo acontece em Perfect Silence, com evidente destaque para a produção eletrônica, e Til You Drop, faixa que aponta de maneira eficiente para as pistas.

O problema é que, entre uma composição de maior destaque e outra, Orellana se perde em uma seleção de faixas que não apenas tendem ao autoplágio, como são profundamente tediosas. São músicas como 3AM e Half a World Away que se encerram do mesmo jeito que são apresentadas, sem grandes alterações. Falta ao disco a mesma sensação de imprevisibilidade e rico andamento rítmico que orientava o trabalho anterior.

Ainda assim, basta uma audição atenta a canções como Galaxies, em que a tensão acumulada nas batidas ressurge em pequenas explosões melódicas, ou no ritmo sinuoso de Reach Out, marcada pela fluidez que tanto falta a outras composições do registro, para perceber a força do produtor. São momentos em que AraabMuzik demonstra total controle da própria linguagem, mesmo sem reinventá-la. Um trabalho que, embora irregular, preserva o necessário para manter o ouvinte interessado na maior parte do tempo.

Ouça também:

Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.

Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.