Ano: 2024
Selo: Young
Gênero: Eletrônica
Para quem gosta de: Floating Points e Caribou
Ouça: Baddy On the Floor, Life e All You Children
Ano: 2024
Selo: Young
Gênero: Eletrônica
Para quem gosta de: Floating Points e Caribou
Ouça: Baddy On the Floor, Life e All You Children
Desde que deu início aos trabalhos em carreira solo, o produtor Jamie XX sempre soube como equilibrar os temas introspectivos explorados com os companheiros de grupo no The xx com um repertório voltado às pistas. Exemplo disso fica bastante evidente durante toda a execução de In Colour (2015), registro em que o som pulsante de Gosh convive de forma amigável com o rap ensolarado de I Know There’s Gonna Be (Good Times) e o lirismo contemplativo de Loud Places, delicado encontro com a parceira de banda Romy.
Com a chegada de In Waves (2024, Young), segundo e mais recente trabalho do artista inglês em carreira solo, essa relação entre os momentos de maior contemplação e o olhar atento para as pistas fica cada vez mais desequilibrada, com o produtor voltando seus esforços para a entrega de uma obra essencialmente dançante. Os temas sentimentais ainda estão lá, picotados em fragmentos de vozes, como na mensagem de Treat Each Other Right (“Tudo o que temos a fazer é tratar um ao outro bem”), mas o foco está nas batidas.
Na contramão do trabalho anterior, em que voltava seus esforços para a produção de um som meticuloso, combinando elementos de UK bass, R&B e future garage, com o presente álbum, Jamie XX se joga de vez nas pistas, acena para as raves da década de 1990 e traz de volta a essência pulsante de nomes como The Chemical Brothers e Basement Jaxx. O próprio encontro com Honey Dijon, em Baddy On The Floor, surge como uma preciosa síntese do som grandioso e dos excessos que embalam a obra do artista em In Waves.
E ela está longe de ser a única canção do gênero. Em Life, deliciosa parceria com Robyn, Jamie XX leva o desejo para as pistas, como um contraponto à melancolia abraçada pela cantora sueca em Honey (2018). Esse mesmo chamado à vida noturna e ao hedonismo fica ainda mais evidente em All You Children, faixa em que estreita laços com o grupo australiano The Avalanches e ainda eleva a potência das batidas. “Todas as crianças, reúnam-se / Vamos dançar juntos”, martela a letra da canção, grudando na cabeça do ouvinte.
Nem os parceiros de banda Oliver Sim e Romy escapam dessa proposta, sendo arrastados para as pistas em Waited All Night. Claro que isso não interfere na construção de canções menos urgentes. É o caso de Dafodil. Completa pela participação da rapper John Glacier, a cantora Kelsey Lu e o músico Panda Bear, a faixa talvez seja a que mais se aproxima do repertório de In Colour, destacando o uso das texturas e sample empoeirado de Touching You, composição eternizada na voz de Astrud Gilberto no início dos anos 1970.
São justamente esses momentos de maior calmaria que escancaram a simplificação adotada por Jamie XX com o presente álbum. Enquanto o trabalho anterior fascinava ao crescer a cada nova audição, detalhando incontáveis camadas instrumentais, batidas e samples, In Waves naturalmente impressiona pelo impacto imediato e uso de uma abordagem bastante linear, mas que acaba perdendo parte do brilho após algumas execuções. Duas diferentes interpretações sobre a relação com as pistas, você escolhe a que mais agradar.
Ouça também:
Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.
Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.