Image
Crítica

Perfume Genius

: "Immediately Remixes"

Ano: 2021

Selo: Matador

Gênero: Eletrônica, Art Pop, Experimental

Para quem gosta de: Fiona Apple e ANOHNI

Ouça: Your Body Changes Everything e On The Floor

7.5
7.5

Perfume Genius: “Immediately Remixes”

Ano: 2021

Selo: Matador

Gênero: Eletrônica, Art Pop, Experimental

Para quem gosta de: Fiona Apple e ANOHNI

Ouça: Your Body Changes Everything e On The Floor

/ Por: Cleber Facchi 19/03/2021

Em Set My Heart on Fire Immediately (2020), a grande beleza do som produzido por Perfume Genius está no completo equilíbrio dos elementos apresentados ao longo da obra. Canções consumidas pela força dos sentimentos expressos por Mike Hadreas, porém, sempre sensíveis, refinamento que embala a experiência do ouvinte tão logo o álbum tem início, em Whole Life, e segue até a derradeira Borrowed Light. São memórias de um passado ainda recente, instantes de doce melancólica e romances que se espalham em meio a camadas de sintetizadores, ruídos e arranjos cuidadosamente orquestrados por Blake Mills (Fiona Apple, Laura Marling), parceiro de longa data do músico estadunidense e responsável por amarrar cada uma das composições que recheiam o disco.

Satisfatório perceber nas canções de Immediately Remixes (2021, Matador), complemento ao material entregue há poucos meses, uma obra que transita por diferentes abordagens criativas, porém, preservando a consistência do material entregue por Hadreas. Diferente de outros trabalhos recentes, como Suddenly Remixes (2021), de Caribou, e HiRUDiN REMiXED (2021), de Austra, o músico norte-americano mantém a mesma disposição das faixas, garantindo ao público uma linha conceitual que fortalece a narrativa entristecida de Set My Heart on Fire Immediately. Dessa forma, a relação com o álbum se dá de maneira quase imediata, como um novo olhar sobre os conflitos sentimentais que tradicionalmente embalam as criações do artista desde a estreia com o delicado Learning (2010).

Mesmo marcado pelo caráter homogêneo, Immediately Remixes se divide com naturalidade em dois blocos específicos de canções. O primeiro deles, evidente na introdutória releitura de Jaakko Eino Kalevi, diz respeito à produção de faixas que preservam a essência do registro original, porém, incorporam uma série de novos elementos. Do uso destacado dos sintetizadores, passando pelo novo tratamento dado às batidas e vozes, tudo soa como um complemento do material entregue por Hadreas há poucos meses. Canções que não necessariamente incorporam uma atmosfera dançante, entretanto, garantem novo ritmo e criativo direcionamento ao trabalho, lembrando parte da sonoridade testada por Perfume Genius no eletrônico Too Bright (2014) e músicas como Eye In The Wall.

Exemplo disso acontece na releitura de Jim-E Stack, parceiro de artistas como Bon Iver e Empress Of, em Without You. São pouco mais de três minutos em que o produtor norte-americano potencializa tudo aquilo que Hadreas havia testado na versão original da faixa. Das guitarras que evocam Jai Paul ao tratamento dado aos vocais, cada elemento da canção parece pensado para capturar a atenção do ouvinte. Em Your Body Changes Everything, minutos à frente, o mesmo direcionamento criativo. São melodias atmosféricas que incorpporam pela base minimalista de Set My Heart on Fire Immediately, revelam camadas de sintetizadores e estabelecem no uso ritmado das batidas a passagem para um novo território, proposta que se reflete em outros momentos ao longo da obra.

Já o segundo bloco de canções, inaugurado pela adaptação de A.G. Cook para Describe, revela o esforço de cada colaborador em perverter a obra original de Perfume Genius. O resultado desse processo está na entrega de faixas marcadas pelo uso fragmentado das batidas, ruídos eletrônicos e vocais picotados, conceito bastante evidente na montagem de Nídia para Moonbend e Actress para One More Try. Nada que se compare ao material entregue por Danny L Harle na delirante Just a Touch. Claramente influenciada pelos sintetizadores e vozes estilizadas da eurodance, a faixa soa como uma continuação do material entregue pelo próprio artista no ainda recente Harlecore (2021), primeiro álbum em carreira solo. A própria On The Floor, assumida por Initial Talk, reflete a mesma abordagem nostálgica, porém, utilizando de elementos que apontam para o pop dos anos 1980.

Uma vez imerso nesse espaço aberto às possibilidades, surgem ainda músicas como Leave, composição adornada pelos versos declamados de Jenny Hval, e Nothing at All, faixa que estabelece no minimalismo de Westerman um diálogo natural com a obra do compositor artista britânico, vide a forte similaridade com o material entregue em Your Hero Is Not Dead (2020). São canções que parecem pensadas para bagunçar a experiência do ouvinte, apontar novas direções criativas e garantir ao público diferentes significados em relação a obra de Perfume Genius. Um colorido catálogo de ideias e referências conceituais que tingem com parcial ineditismo tudo aquilo que foi apresentado no fino repertório de Set My Heart on Fire Immediately.

Ouça também:

Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.

Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.