Ano: 2025
Selo: Ghostly International
Gênero: Indie
Para quem gosta de: Mount Eerie e Alex G
Ouça: Enything e I Punched Through The Wall
Ano: 2025
Selo: Ghostly International
Gênero: Indie
Para quem gosta de: Mount Eerie e Alex G
Ouça: Enything e I Punched Through The Wall
Seja em trabalhos completos, como The Long and Short of It (2021), ou em registros menores, caso de Easy Listening (2023), Graham Jonson costuma dar tudo de si quando assume a identidade de Quickly, Quickly. E se a sequência de álbuns acumulados ao longo da última década não for capaz de representar isso, I heard that noise (2025, Ghostly International), novo disco de inéditas do músico, talvez dê conta do recado.
Marcado pelo forte aspecto confessional dos versos, o trabalho de onze canções traz de volta as habituais melodias e diálogos de Jonson com gêneros como soul e jazz, porém, partindo do acréscimo de um novo elemento: o uso dos ruídos. A própria escolha de Enything como primeira música do disco a ser revelada ao público, em janeiro deste ano, torna esse direcionamento criativo do instrumentista ainda mais explícito.
Enquanto a primeira metade da composição destaca as harmonias de vozes e instrumentação primorosa que faz lembrar projetos como MNDSGN e Unknown Mortal Orchestra, quanto mais mergulhamos na canção, mais somos soterrados por texturas e distorções. É como se uma constante tensão tomasse conta do trabalho. Um misto de conforto e agitação que orienta a experiência do ouvinte até os momentos finais.
Sobrevive justamente nessa contrastante combinação de elementos a grande beleza de I Heard That Noise. Instantes em que o músico vai da maciez de Take It From Me, com versos que tentam exorcizar um antigo amor, ao experimentalismo sutil de I Punched Through The Wall, canção em que aflora o lado psicodélico do compositor. Entretanto, é quando esses limites deixam de existir que Jonson alcança melhor resultado.
Exemplo disso fica bastante evidente na sequência formada por This House e This Room. São pouco mais de seis minutos em que o músico equilibra sempre elaborados arranjos acústicos com ruídos e pequenos atravessamentos de informações. A própria Raven, revelada há poucos meses, é outra que chama a atenção pela forma como Jonson borra os limites da obra, lembrando as canções de Phil Elverum no Mount Eerie.
Dividido entre momentos de calmaria e caos, I Heard That Noise destaca a capacidade do Quickly, Quickly em acolher e tensionar o ouvinte na mesma intensidade. Mesmo que muitos dos elementos incorporados por Jonson pareçam ainda inacabados, como em Beginning Band Day One, o que se percebe é a formação de uma obra que existe menos pela busca por respostas e mais pela exploração sincera de seus dilemas.
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Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.
Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.