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Crítica

Tulipa Ruiz

: "Efêmera"

Ano: 2010

Selo: YB Music

Gênero: MPB, Pop Rock, Soul

Para quem gosta de: Marcelo Jeneci e Karina Buhr

Ouça: Às Vezes, Efêmera e Do Amor

9.5
9.5

Tulipa Ruiz: “Efêmera”

Ano: 2010

Selo: YB Music

Gênero: MPB, Pop Rock, Soul

Para quem gosta de: Marcelo Jeneci e Karina Buhr

Ouça: Às Vezes, Efêmera e Do Amor

/ Por: Cleber Facchi 06/01/2020

A leveza talvez seja a principal marca de Tulipa Ruiz em Efêmera (2019, YB Music). Entregue ao público na alvorada da década, o trabalho que conta com produção assinada pelo irmão da cantora, o multi-instrumentista Gustavo Ruiz, transita por entre gêneros e referências pontuais de forma sempre sensível, como um delicado exercício de apresentação da compositora santista. Frações poéticas e instrumentais que vão do soul produzido nos anos 1970, como em A Ordem das Árvores, ao pop rock agridoce de Às Vezes, canção de essência descritiva que reflete a completa minúcia de Luiz Chagas, pai da cantora e autora da canção, na escolha de cada palavra (“Às vezes eu até pego uma estrada / E a cada belo horizonte eu diviso o seu rosto / A face oculta da lua soprando ainda sou sua“).

Tratada como uma obra de “pop florestal” na época em que foi lançado, o trabalho que conta com projeto gráfico compartilhado por nomes como Ná Ozzetti, Tiê e Karina Buhr costura passado e presente de forma sempre particular, como um passeio pela alma, experiências e, principalmente, sentimentos de sua realizadora. O resultado desse evidente comprometimento estético está na entrega de canções como a homônima faixa de abertura, com suas curvas e melodias tropicalistas, Sushi, Do Amor ou a romântica música de encerramento do álbum, o dueto Só Sei Dançar Com Você. Retalhos confessionais que, contrariando o aspecto passageiro apontado no título da obra, fizeram de Tulipa Ruiz um dos nomes mais importantes e influentes da novíssima cena paulistana.



Este texto faz parte da nossa lista com Os 100 Melhores Discos Brasileiros dos Anos 2010 que será publicada ao longo das próximas semanas. São revisões mais curtas ou críticas reescritas de alguns dos trabalhos apresentados ao público na última década. Leia a publicação original.

Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.

Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.