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Ano: 2022

Selo: Rough Trade

Gênero: Dance Punk, Eletrônica

Para quem gosta de: Yeah Yeah Yeahs e Gilla Band

Ouça: Midnight Legends e (Herman's) House

8.5
8.5

Special Interest: “Endure”

Ano: 2022

Selo: Rough Trade

Gênero: Dance Punk, Eletrônica

Para quem gosta de: Yeah Yeah Yeahs e Gilla Band

Ouça: Midnight Legends e (Herman's) House

/ Por: Cleber Facchi 11/11/2022

Em um cenário de incertezas vivido durante a pandemia de Covid-19, os integrantes do Special Interest trouxeram algumas respostas. Utilizando de uma poesia combativa e batidas bem direcionadas, Alli Logout (vozes e letras) e seus parceiros de banda, Ruth Mascelli (produção eletrônica), Maria Elena (guitarras) e Nathan Cassiani (baixo), fizeram do segundo álbum de estúdio do grupo de Nova Orleães, The Passion Of (2022), um exercício criativo que não apenas bateu de frente com a política negligente de Donald Trump, então presidente dos Estados Unidos, como momentaneamente parecia convidar o ouvinte a dançar.

Dois anos após o lançamento do trabalho que revelou preciosidades como Street Pulse Beat e Don’t Kiss Me In Public, satisfatório perceber em Endure (2022, Rough Trade), terceiro álbum de estúdio da banda da Louisiana, uma obra que preserva a potência das batidas e vozes, porém, se permite provar de novas possibilidades e diferentes direções criativas. São composições que estreitam a relação do quarteto com a música pop, conceito evidente durante toda a execução do registro, mas que em nenhum momento tendem ao óbvio, como uma simplificação banal e comercialmente viável para atender uma fatia maior do público.

E como eles fazem isso bem. Lançada em maio, antes mesmo do anúncio do trabalho, (Herman’s) House funciona como uma boa representação de tudo aquilo que o grupo de Nova Orleães busca desenvolver ao longo da obra. Enquanto a voz de Logout passeia com liberdade e assume diferentes formatações ao longo da composição, camadas instrumentais surgem e desaparecem durante toda a execução do material. São ecos de música disco, pianos que apontam para a produção eletrônica da década de 1990 e vozes em coro, sempre festivas, porém, reforçando a completa crueza dos elementos e uso ruidoso das guitarras de Elena.

Nada que prepare o ouvinte para o material entregue em Midnight Legend. Verdadeiro chamado para as pistas, a canção que ganha forma aos poucos concentra o que há de melhor e mais acessível no material produzido pelo Special Interest. “Uma pista de concreto só para você, sim / Andando devagar, seus quadris ao ritmo / Garotos adoráveis ​​ao redor gerando calor / No momento em que venho, somos meramente obsoletos?“, canta Logout em um cenário dominado pelas luzes, corpos e formas em movimento. Instantes em que o quarteto vai de encontro ao mesmo território de nomes como The Rapture e Yeah Yeah Yeahs, resgatando os temas dançantes que movimentaram a cena norte-americana no começo dos anos 2000.

Claro que isso é apenas uma das inúmeras facetas de Endure. Da mesma forma que em The Passion Of, nada é permanente no som produzido pelo Special Interest. Do momento em que tem início, no lirismo confessional de Cherry Blue Intention, prevalece o senso de ruptura e permanente busca do grupo em testar os próprios limites dentro de estúdio. O resultado desse processo está na entrega de músicas sempre provocativas, como nos temas industriais de My Displeasure. A própria faixa de encerramento, LA Blues, com mais de oito minutos de duração, sintetiza de maneira torta essa abordagem imprevisível do quarteto.

Mesmo entre pequenas dissonâncias, quebras e costuras rítmicas pouco usuais, prevalece no repertório de Endure um curioso senso de aproximação entre as faixas. Enquanto os parceiros de banda brincam com as possibilidades, Logout se concentra na formação de versos que parecem ambientados em um território criativo bastante particular. São indivíduos marginalizados, cenas e acontecimentos que atravessam paisagens noturnas em um delirante fluxo de informações. Canções iluminadas por luzes estroboscópicas e pequenos excessos que destacam as experiências, traumas e sentimentos vividos pela compositora.

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Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.

Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.