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Crítica

1010benja

: "Ten Total"

Ano: 2024

Selo: Three Six Zero

Gênero: R&B

Para quem gosta de: Frank Ocean e Miguel

Ouça: I Can, H2HAVEYOU e Twin

8.3
8.3

1010benja: “Ten Total”

Ano: 2024

Selo: Three Six Zero

Gênero: R&B

Para quem gosta de: Frank Ocean e Miguel

Ouça: I Can, H2HAVEYOU e Twin

/ Por: Cleber Facchi 03/04/2024

O som de sirenes, a risada histérica, o barulho de explosões e a voz interrompida pelo que parece ser um desabamento. Em poucos minutos, Benjamin Lyman, o 1010benja, revela o estranho e ao mesmo tempo fascinante território criativo que busca explorar no primeiro trabalho de estúdio da carreira, o aguardado Ten Total (2024, Three Six Zero). São dez composições que destacam a relação do músico estadunidense com o R&B tradicional, porém, pontuada pelo delirante atravessamento de informações, ritmos e vozes.

É como um regresso ao mesmo tipo de som incorporado por nomes como Miguel, em Kaleidoscope Dream (2012), e Frank Ocean, na sequência formada por Nostalgia, Ultra (2011) e Channel Orange (2012), mas que em nenhum momento oculta a identidade criativa e capacidade de 1010benja em construir um repertório que pertence somente a ele. Canções que passeiam por diferentes décadas e esbarram na obra de nomes importantes como Prince e Kanye West, porém, preservando um sempre curioso senso de aproximação.

Parte desse resultado vem do esforço claro de Lyman em posicionar os vocais sempre em primeiro plano, direcionamento que tem sido explorado desde o lançamento anterior, o EP The Two Houses (2018), mas que parece melhor resolvido dentro do fino repertório de Ten Total. Exemplo disso fica bastante evidente em Twin, um R&B pulsante que cheira a Justin Timberlake em início de carreira, trata da voz como um instrumento versátil e assume diferentes percursos de forma a brincar com a interpretação do ouvinte.

Em geral, são composições que começam em um ponto específico, emulando temas e conceitos típicos do R&B produzido nos anos 1990 e 2000, porém, mudam de direção bruscamente e levam o disco para outros cenários. Posicionada logo nos minutos iniciais do trabalho, a intensa H2HAVEYOU funciona como uma boa representação desse resultado. Pouco mais de três minutos em que o artista assume diferentes percursos, destaca a potência das batidas e uso das vozes que funcionam como um precioso componente de amarra.

Mesmo quando utiliza de uma abordagem tradicional, há sempre um elemento de ruptura que bagunça os rumos da obra. É o caso da já conhecida I Can. Enquanto os versos destacam a forte vulnerabilidade de 1010benja (“Não quero estar apaixonado / Acho que você quer ser negligenciado / Acho que você quer ser rejeitado“), mergulhando em uma composição puramente radiofônica, bases ruidosas e um intenso ato de fechamento alteram os rumos da canção, conceito também reforçado em outras como Peacekeeper e Mire.

Por se tratar de um claro exercício de experimentação e busca pela própria identidade, Ten Total esbarra momentaneamente em algumas canções menos expressivas ou talvez incompletas. São faixas como Even Flow e Penta que, mesmo capazes de atrair a atenção do ouvinte, se encerram quase que bruscamente. Esboços conceituais que diminuem a sensação de impacto do registro, mas que parecem perfeitamente alinhadas com o tipo de abordagem estética e direcionamento criativo incorporado por 1010benja. Um brilhante exercício de apresentação, mas que já estabelece conceitos bastante característicos do artista.

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Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.

Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.