5 DISCOS

/ Por: Cleber Facchi 06/04/2011

Por: Cleber Facchi e Fernanda Blammer

LCD Soundsystem – “45:33”

Logo de cara um álbum até bem óbvio, 45:33 (2006) do LCD Soundsystem. Ainda não entendeu o motivo dele estar nessa lista? Então saiba que este foi um disco feito a pedidos pela Nike, a empresa queria que James Murphy (mesmo com toda aquela pinta de sedentário) fizesse um disco que funcionasse como um incentivo aos seus atletas, faixas que dessem aquele “empurrãozinho” na hora da corrida, e em 45:33 minutos o norte-americano faz justamente isso: um disco para se ouvir correndo.

Quando lançado originalmente (via a loja da Nike no iTunnes) a faixa não contava com intervalos, sendo uma canção única, tempo pré-determinado para que o atleta pudesse realizar sua bateria. No ano seguinte, quando o disco foi oficialmente lançado optou-se pela divisão em nove faixas, sendo que algumas delas, ou pelo menos trechos, seriam encontrados no seguinte disco do LCD Soundystem, o também impulsivo Sound Of Silver.

45:33 (2006)

Recomendado para: Corredores experientes
Ouça: 45:33

Queens Of The Stone Age – “Sounds For The Deaf”

Há quem sempre prefira correr ouvindo rádio, então que tal correr ao som de uma rádio repleta de guitarras ensurdecedoras e vocais berrados? A dica é calçar os tênis e deixar Songs For The Deaf (2002) do Queens of The Stone Age tocando nos seus fones. As canções podem não ter a mesma dinamicidade proposta por James Murphy no disco acima, mas a cada nova rajada de guitarras arremessadas por Josh Homme tenha a certeza que você irá adiantar uns cinco ou dez passos, sendo arremessado até mesmo para fora do seu corpo.

Eleito um dos melhores trabalhos da banda californiana por diversos veículos de comunicação, o álbum é uma sucessão de rifes meteóricos e acelerados. A cada nova faixa somos surpreendidos com mais uma certeira canção do Stoner Rock. É um perigo que no meio da corrida você esteja ofegante, não por estar correndo demais, mas por não acompanhar a velocidade e a intensidade com que as Rainhas da Idade da Pedra vão soltando faixas como No One Knows, First It Giveth ou Hangin’ Tree.

Songs Of The Deaf (2002)

Recomendado para: Corredores hardcore, daqueles que atropelam carros, derrubam casas e pisam nos concorrentes
Ouça: No One Knows

Kraftwerk – “Tour De France Soundtrack”

Não gosta muito de correr e prefere pedalar? Nada melhor do que ouvir o disco Tour de France Soundtrack (2003) dos alemães do Kraftwerk. Feito exclusivamente para comemorar os 100 anos do Tour de France, famosa corrida de bicicletas realizada anualmente na França, o disco é uma boa pedida para os amantes da bicicleta. Menos pulsante que os dois discos acima, o álbum permite que o ouvinte até aprecie a paisagem enquanto dá umas boas pedaladas.

O trabalho e seus 53 minutos parecem coerentes para a realização da prova, ou para quem pretende pedalar a razoáveis distâncias sem desanimar. Além da canção título (que se divide em três etapas diferentes), o disco conta com canções que fazem menções a diversos elementos do gênero, como Aéro Dynamik, Vitamin, Titanium e até Elektro Kardiogramm. Quem quiser se aventurar nas corridas ao som desse disco pode até tentar, mas o resultado não será lá tão gratificante.

Tour de France Soundtrack (2003)

Recomendado para: Ciclistas ou corredores aprendizes
Ouça: Tour de France

Daft Punk – “Discovery”

Agora se você é daqueles que vão correr apenas para fazer pose ou ficar admirando os corpos que passam enquanto você faz seus exercícios, nada melhor do que Discovery (2000) do Daft Punk para estes momentos. Logo de cara você ganha a sempre excelente One More Time, com todo aquele clima de academia, gente malhada e corpos suados. De quebra você ainda leva Harder, Better, Faster, Stronger pra fazer aquele levantamento de peso ao final do percurso.

Você pode até não correr nada, mas sem dúvidas esse disco vai levantar sua autoestima, dar aquela gingada na hora dos exercícios e te favorecer na troca de olhares ou para que você acha que serve Digital Love? Pretende dar aquela corridinha rápida na esteira? Lá no final do disco você encontra Short Cicuit, enfim, uma sucessão de clássicos das academias.

Discovery (2000)

Recomendado para: Corredores de academia, gente que quer seduzir na pista de corrida ou para correr enquanto toma banho
Ouça: One More Time

Girl Talk – “Feed The Animals”

É um destes esportistas principiantes? Passou a vida inteira assistindo TV e comendo pizza ou jogando no computador virando aquela garrafa de coca-cola de 2,5 litros? Então Feed The Animals (2008) do Girl Talk é uma boa forma de começar a se exercitar. Há desde momentos um pouco mais sossegados, feitos para quem ainda está caminhando, até musicas mais explosivas e que te dão aquele empurrão na pista, na academia ou mesmo nas ruas.

Em meio a coleção de faixas recortadas e coladas de forma coerente você encontrará desde combustíveis para seu exercício físico (No Pause), como canções feitas para comemorar aquela ladeira que você finalmente conseguiu superar (Still Here). Corra, pedale, ou caminhe, só não fique parado.

Feed The Animals (2008)

Recomendado para: esportistas principiantes
Ouça: Play Your Part (PT. 1)

Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.

Jornalista, criador do Música Instantânea e integrante do podcast Vamos Falar Sobre Música. Já passou por diferentes publicações de Editora Abril, foi editor de Cultura e Entretenimento no Huffington Post Brasil, colaborou com a Folha de S. Paulo e trabalhou com Brand Experience e Creative Copywriter em marcas como Itaú e QuintoAndar. Pai do Pudim, “ataca de DJ” nas horas vagas e adora ganhar discos de vinil de presente.